top of page
Buscar

Você se acha perfeccionista?

  • Foto do escritor: Psicóloga Camila Nunes
    Psicóloga Camila Nunes
  • 22 de set. de 2020
  • 1 min de leitura

Vamos refletir?

Essa semana darei início a uma série de postagens que será sempre aos sábados propondo um tema para reflexão. Assim, vamos ampliando o autoconhecimento e esse é um caminho fundamental para qualidade de nossa saúde mental.

Vamos começar com o perfeccionismo 😉


O perfeccionismo é uma característica na qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade do seu trabalho, levando à escrupulosidade, verificações de pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas. Dependendo do grau de perfeccionismo, poderá prejudicar a pontualidade do indivíduo e eficiência.


Frequentemente, percebo esta característica interferindo na vida das pessoas, trazendo bloqueios e grande sofrimento psíquico, pois o perfeccionismo não se aplica somente à vida profissional, mas também às relações interpessoais e modos de vida.



O perfeccionismo contribui para que o processamento cognitivo de informações aconteça de forma distorcida. Podemos observar pessoas perfeccionistas maximizando (distorção cognitiva) possíveis falhas e minimizando (distorção cognitiva) seus acertos e conquistas.


Lembro de algo que li em que o autor colocava o perfeccionismo como uma ponte direita para à depressão.


Pense sobre isso e tente identificar seu grau de perfeccionismo. Imagine uma escala de 0 à 10 (0 sendo nada e 10 sendo o máximo) e entenda como o perfeccionismo está presente em você.


Compartilhe comigo aqui nos comentários! Vou adorar trocar com você! 💚


Grande beijo!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page